O que é, exatamente, o Assessment Centre e o Development Centre?
O AC (Assessment Centre) é um processo que tem como objetivo avaliar o comportamento de forma padronizada e com recurso a metodologias quantitativas e qualitativas para obter informação objetiva e imparcial sobre as competências e comportamentos dos candidatos ou colaboradores, com o objetivo de dar uma resposta/parecer sobre a adequação do perfil da pessoa à função e potencial de evolução.
O DC (Development Centre) é um processo complementar à avaliação e está, sobretudo, focado na aprendizagem das pessoas, com vista à definição de planos de ação e desenvolvimento individual e ao feedback na perspetiva de definir ações de aconselhamento, formação, coaching, mentoring e outras ferramentas que permitam o desenvolvimento contínuo das pessoas. Por exigir um maior nível de complexidade, pode ser um processo mais longo e com necessidade de feedback imediato aos participantes.
Qual o benefício dos AC e/ou DC na Gestão das suas Pessoas?
Os benefícios da utilização deste processo são inúmeros para as várias partes: pessoa, líder, departamento de RH e organização no seu todo.
Porquê?
- Dá informação sustentada sobre o perfil cognitivo e comportamental
- Identifica áreas de melhoria e estimula competências
- Aumenta o autoconhecimento e autoconsciência através do feedback
- Define planos de ação para potenciar desempenhos individuais e em equipa
- Envolve e focaliza as pessoas na construção do seu roadmap de desenvolvimento
- Permite um investimento adequado às reais necessidades das pessoas
- Serve de base para a tomada de decisão da organização
- Dá suporte para a adequação e mobilização das Pessoas na estrutura organizacional
Em que situações pode ser aplicado este processo?
Os Assessment e Development Centres podem ser utilizados para dar resposta a várias necessidades dentro da organização, nomeadamente:
- Processos de Seleção
- Planos de Formação e Desenvolvimento
- Promoção e Sucessão
- Identificação precoce do Potencial
- Avaliação de Equipas
- Reestruturação organizacional
Como são conduzidos os AC e DC pela JustAsk?
- Quem conduz? Na JustAsk este é um processo conduzido por psicólogos organizacionais, onde estão envolvidos pelo menos dois ou mais avaliadores.
- Quantos participantes? O AC/DC pode ser aplicado a um ou mais participantes, individualmente ou em grupo.
- Quais as competências a avaliar? As competências-chave são definidas inicialmente com a organização e funcionam como base para todas as conclusões.
- Qual a metodologia? A metodologia é definida de acordo com os objetivos e competências a avaliar e combina vários métodos e técnicas, tais como:
- Testes de aptidão
- Questionários de personalidade
- Inventários de preferências comportamentais
- Avaliação da motivação
- Entrevista de competências
- Exercícios de Grupo
- Exercícios de simulação
- Estudos de Caso
- Role-Plays
- Avaliação 360ª
Os instrumentos e entrevistas podem ser aplicados online ou presencial.
- Quanto tempo demora o processo? Dependendo do objetivo, número de participantes e metodologia, pode demorar dias a meses.
- Quais os outputs? No Assessment são produzidos relatórios de avaliação com o parecer e a integração dos dados. No Development Centre é agendada uma sessão de feedback com o participante e entregue o relatório e plano de ação.
- Qual o seguimento? A definição de um plano de ação individual ou global permite definir um roadmap de ações de desenvolvimento para permitir uma melhoria efetiva nas competências e comportamento.
Qual a nossa experiência?
Caso empresa industrial – Numa empresa industrial do setor metalomecânico, em processo de mudança organizacional e de gestão, conduzimos um Assessment e Development Centre para avaliar 11 pessoas com funções de liderança operacional (team leaders e supervisores). O objetivo passou por identificar áreas de potencial melhoria e adequação à função, e, além disso, 2 pessoas operacionais com a perspetiva de evoluírem para funções de team leader.
Os resultados incluíram planos de ação e desenvolvimento individuais e coletivos, envolvimento das chefias, mobilização de pessoas e implementação de ações de formação e desenvolvimento de competências.
Caso empresa retalho – Numa empresa comercial de artigos de luxo, em processo de expansão nacional e internacional, aplicamos um sistema de Development Centre a 17 pessoas do grupo de liderança, incluindo board, managers e store managers.
Os resultados produziram planos de desenvolvimento individuais e de equipa e deram origem à definição de um roadmap estratégico de gestão de pessoas para potenciar e melhorar competências necessárias aos objetivos futuros de liderança da organização.
A opção de implementar processos de Assessment ou Development Centres tem-se revelado bastante útil na tomada de decisão e definição de planos estratégicos de desenvolvimento, que facilitam a eficiência global das pessoas como indivíduos e da empresa como um todo, conduzindo a oportunidades reais de adequação e satisfação das pessoas.
#AssessmentCentre #DevelopmentCentre #RecursosHumanos #GestãodeTalento #DesenvolvimentoPessoas #JustAsk