A importância dos Assessment e Development Centres na decisão estratégica de RH

O que é, exatamente, o Assessment Centre e o Development Centre?

O AC (Assessment Centre) é um processo que tem como objetivo avaliar o comportamento de forma padronizada e com recurso a metodologias quantitativas e qualitativas para obter informação objetiva e imparcial sobre as competências e comportamentos dos candidatos ou colaboradores, com o objetivo de dar uma resposta/parecer sobre a adequação do perfil da pessoa à função e potencial de evolução.

O DC (Development Centre) é um processo complementar à avaliação e está, sobretudo, focado na aprendizagem das pessoas, com vista à definição de planos de ação e desenvolvimento individual e ao feedback na perspetiva de definir ações de aconselhamento, formação, coaching, mentoring e outras ferramentas que permitam o desenvolvimento contínuo das pessoas. Por exigir um maior nível de complexidade, pode ser um processo mais longo e com necessidade de feedback imediato aos participantes.

Qual o benefício dos AC e/ou DC na Gestão das suas Pessoas?

Os benefícios da utilização deste processo são inúmeros para as várias partes: pessoa, líder, departamento de RH e organização no seu todo.

Porquê?

  • Dá informação sustentada sobre o perfil cognitivo e comportamental
  • Identifica áreas de melhoria e estimula competências
  • Aumenta o autoconhecimento e autoconsciência através do feedback
  • Define planos de ação para potenciar desempenhos individuais e em equipa
  • Envolve e focaliza as pessoas na construção do seu roadmap de desenvolvimento
  • Permite um investimento adequado às reais necessidades das pessoas
  • Serve de base para a tomada de decisão da organização
  • Dá suporte para a adequação e mobilização das Pessoas na estrutura organizacional 

Em que situações pode ser aplicado este processo?

Os Assessment e Development Centres podem ser utilizados para dar resposta a várias necessidades dentro da organização, nomeadamente:

  • Processos de Seleção
  • Planos de Formação e Desenvolvimento
  • Promoção e Sucessão
  • Identificação precoce do Potencial
  • Avaliação de Equipas
  • Reestruturação organizacional

Como são conduzidos os AC e DC pela JustAsk?

  • Quem conduz? Na JustAsk este é um processo conduzido por psicólogos organizacionais, onde estão envolvidos pelo menos dois ou mais avaliadores.
  • Quantos participantes? O AC/DC pode ser aplicado a um ou mais participantes, individualmente ou em grupo.
  • Quais as competências a avaliar? As competências-chave são definidas inicialmente com a organização e funcionam como base para todas as conclusões.
  • Qual a metodologia? A metodologia é definida de acordo com os objetivos e competências a avaliar e combina vários métodos e técnicas, tais como:
    • Testes de aptidão
    • Questionários de personalidade
    • Inventários de preferências comportamentais
    • Avaliação da motivação
    • Entrevista de competências
    • Exercícios de Grupo
    • Exercícios de simulação
    • Estudos de Caso
    • Role-Plays
    • Avaliação 360ª

Os instrumentos e entrevistas podem ser aplicados online ou presencial.

  • Quanto tempo demora o processo? Dependendo do objetivo, número de participantes e metodologia, pode demorar dias a meses.
  • Quais os outputs? No Assessment são produzidos relatórios de avaliação com o parecer e a integração dos dados. No Development Centre é agendada uma sessão de feedback com o participante e entregue o relatório e plano de ação.  
  • Qual o seguimento? A definição de um plano de ação individual ou global permite definir um roadmap de ações de desenvolvimento para permitir uma melhoria efetiva nas competências e comportamento.

Qual a nossa experiência?

Caso empresa industrial – Numa empresa industrial do setor metalomecânico, em processo de mudança organizacional e de gestão, conduzimos um Assessment e Development Centre para avaliar 11 pessoas com funções de liderança operacional (team leaders e supervisores). O objetivo passou por identificar áreas de potencial melhoria e adequação à função, e, além disso, 2 pessoas operacionais com a perspetiva de evoluírem para funções de team leader.

Os resultados incluíram planos de ação e desenvolvimento individuais e coletivos, envolvimento das chefias, mobilização de pessoas e implementação de ações de formação e desenvolvimento de competências.

Caso empresa retalho – Numa empresa comercial de artigos de luxo, em processo de expansão nacional e internacional, aplicamos um sistema de Development Centre a 17 pessoas do grupo de liderança, incluindo board, managers e store managers.

Os resultados produziram planos de desenvolvimento individuais e de equipa e deram origem à definição de um roadmap estratégico de gestão de pessoas para potenciar e melhorar competências necessárias aos objetivos futuros de liderança da organização.

A opção de implementar processos de Assessment ou Development Centres tem-se revelado bastante útil na tomada de decisão e definição de planos estratégicos de desenvolvimento, que facilitam a eficiência global das pessoas como indivíduos e da empresa como um todo, conduzindo a oportunidades reais de adequação e satisfação das pessoas.

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