Como um programa de formação pode envolver as pessoas a ser parte da solução.

SÍNTESE DO ESTUDO DE CASO 

Projeto: Projeto de Formação em comunicação e trabalho colaborativo

Empresa: Indústria do calçado

Nº colaboradores: 400 /108 envolvidos no projeto

Resultados: 9 ações de formação com planos de melhoria ao nível organizacional e individual com follow-up e sensibilização para a implementação das ações decorrentes da formação.

 

 

DETALHE ESTUDO DE CASO 

Sobre a empresa

Empresa no setor industrial com objetivos de intervenção na cultura organizacional e necessidade de desenvolver competências de comunicação e trabalho em equipa, envolve 108 colaboradores com funções de Direção à Produção, para capacitar pessoas em comunicação eficaz, feedback construtivo e trabalho em equipa.

Desafio

Desenharmos e implementamos um programa de formação em comunicação e trabalho colaborativo, de 25h, com o objetivo de promover o autoconhecimento do estilo de comunicação, aumentar a gestão emocional, conhecer técnicas de comunicação assertiva e eficazes, treinar estratégias de gestão de situações difíceis e técnicas de feedback construtivo, e entender as vantagens do trabalho em equipa. 

Metodologia

Após uma fase de diagnóstico profundo sobre a organização, indicadores sobre clima, cultura organizacional e objetivos a atingir, optamos por ir além do que seria uma formação e incluir metodologias de diagnóstico para envolver os formandos na situação atual e identificarem o que seria desejável para o futuro, explorando o seu contributo para a mudança. 

Ao longo da formação foram aplicadas ferramentas de autoavaliação e autoconhecimento para aumentar a consciencialização sobre o impacto da comunicação nos outros e aumentar a auto responsabilização. 

Numa combinação de metodologias interrogativas, ativas (role-plays, dinâmicas e jogos) e expositivas, os formandos experimentaram e treinaram competências relacionadas com a comunicação e trabalho em equipa e adotaram estratégias e técnicas para tornar a sua atuação mais eficaz e colaborativa.

 O programa de formação teve impacto na comunicação interna e na perceção das pessoas sobre a organização e dificuldades sentidas, tornando conscientes as áreas prioritárias de ação conjunta na organização.

O programa focou temas como a inteligência emocional e a capacidade de relação com os outros, que resultaram em planos de ação concretos e na elaboração do seu próprio plano de desenvolvimento pessoal e profissional. 

Resultado e Impacto

 

Este programa permitiu obter resultados com base no contributo das pessoas e envolvê-las nas possíveis soluções a implementar em si próprios e na organização.

No processo de follow-up partilhamos ferramentas para promover a autonomia da mudança no sentido de criar novos hábitos e ações e apresentamos um relatório final sobre as pessoas e resultados da ação.

Obtivemos um feedback de avaliação global que representa 92% de satisfação dos participantes com o projeto.

Este programa contribuiu para o início de novos projetos, nomeadamente ao nível da gestão da comunicação interna, da gestão das equipas e do desenho e implementação de sistemas de gestão da performance e do desempenho.

SÍNTESE DO ESTUDO DE CASO 

Projeto: Projeto de Formação em comunicação e trabalho colaborativo

Empresa: Indústria do calçado

Nº colaboradores: 400 /108 envolvidos no projeto

Resultados: 9 ações de formação com planos de melhoria ao nível organizacional e individual com follow-up e sensibilização para a implementação das ações decorrentes da formação.


DETALHE ESTUDO DE CASO 

Sobre a empresa

Empresa no setor industrial com objetivos de intervenção na cultura organizacional e necessidade de desenvolver competências de comunicação e trabalho em equipa, envolve 108 colaboradores com funções de Direção à Produção, para capacitar pessoas em comunicação eficaz, feedback construtivo e trabalho em equipa.

Desafio

Desenharmos e implementamos um programa de formação em comunicação e trabalho colaborativo, de 25h, com o objetivo de promover o autoconhecimento do estilo de comunicação, aumentar a gestão emocional, conhecer técnicas de comunicação assertiva e eficazes, treinar estratégias de gestão de situações difíceis e técnicas de feedback construtivo, e entender as vantagens do trabalho em equipa. 

Metodologia

Após uma fase de diagnóstico profundo sobre a organização, indicadores sobre clima, cultura organizacional e objetivos a atingir, optamos por ir além do que seria uma formação e incluir metodologias de diagnóstico para envolver os formandos na situação atual e identificarem o que seria desejável para o futuro, explorando o seu contributo para a mudança. 

Ao longo da formação foram aplicadas ferramentas de autoavaliação e autoconhecimento para aumentar a consciencialização sobre o impacto da comunicação nos outros e aumentar a auto responsabilização. 

Numa combinação de metodologias interrogativas, ativas e expositivas, os formandos experimentaram e treinaram competências relacionadas com a comunicação e trabalho em equipa e adotaram estratégias e técnicas para tornar a sua atuação mais eficaz e colaborativa.

  O programa de formação teve impacto na comunicação interna e na perceção das pessoas sobre a organização e dificuldades sentidas, tornando conscientes as áreas prioritárias de ação conjunta na organização.

Além da comunicação, foram abordados temas como a inteligência emocional e a capacidade de relação com os outros, que resultaram em planos de ação concretos para guiar as equipas e desenvolver ferramentas de trabalho, para que cada colaborador pudesse elaborar um plano de desenvolvimento pessoal e profissional. Adotamos metodologias ativas, expositivas e interrogativas que incluíram questionários de autoconhecimento, roleplays, dinâmicas e jogos ativos de modo a estimular não só a mudança interna, como também os comportamentos.

Resultado e Impacto

Além de formação, este programa permitiu obter resultados com base no no contributo das pessoas ao nível da situação atual da organização e envolve-las nas possíveis soluções a implementar na organização.

Após as ações de formação foram também partilhadas ferramentas para promover a autonomia da mudança. Este acompanhamento foi feito através de um follow-up mensal no sentido de criar novos hábitos e ações, sendo apresentado um relatório final sobre as pessoas e resultados da ação.

A avaliação do programa foi bastante positiva ao nível dos 92% de satisfação dos participantes.

Este programa contribuiu para o início de novos projetos, nomeadamente ao nível da gestão da comunicação interna, da gestão das equipas e do desenho e implementação de sistemas de gestão da performance e do desempenho.

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