Como uma análise e descrição de funções pode ter forte impacto numa organização.

SÍNTESE DO ESTUDO DE CASO

Projeto: Análise e descrição de funções

Empresa: Transformação e venda de produtos em madeira

Nº colaboradores: 80

Resultado: Impacto na revisão da estrutura organizacional, descritivos focados nos resultados das tarefas (entregáveis), mapa de avaliação de desempenho com base nos descritivos funcionais, clarificação da missão da função para os respetivos colaboradores e alinhamento das equipas.

 

DETALHE DO ESTUDO DE CASO

Empresa na área da transformação e venda de produtos em madeira otimiza a sua estratégia com base na própria estrutura

Colaboramos com uma empresa na área das produção e venda de materiais em madeira, no sentido de desenvolvermos um projeto de análise e descrições das funções que permitiu repensar a estrutura e aumentar o envolvimento das pessoas face à missão, atividades, responsabilidades, metas e competências da sua função. 

Sobre a empresa

Empresa no setor secundário de produção e venda de materiais em madeira para mobiliário, construção e decoração, com mais de 60 anos de experiência, com presença  a nível nacional e internacional. 

Desafio

Analisar e descrever e estruturar as funções dos colaboradores de forma com o objetivo de clarificar as áreas de foco de cada função, identificar categorias de responsabilidades para servir de suporte à Gestão para efeitos de análise da estrutura organizacional e ao processo de avaliação de desempenho. 

Metodologia

Adotamos uma metodologia qualitativa no processo de análise de funções, baseada em entrevistas estruturadas com os titulares da função e posterior validação com as respetivas chefias. 

A metodologia seguiu critérios que permitem qualificar as funções e avaliar os postos de trabalho com base em princípios de igualdade remuneratória e orientações da norma de qualidade.

Com esta metodologia, conseguimos responder a perguntas estratégicas como:

     

      • A que atividades se dedicam os colaboradores durante um dia de trabalho?

      • É necessário reestruturar estas atividades, responsabilidades ou funções?

      • Como posso alinhar esta função com a estratégia/necessidades da empresa?

      • Que atividades precisam de maior foco de intervenção?

      • Que recursos posso alocar para aumentar a eficiência do trabalho desenvolvido?

      • Que conhecimentos e competências são essenciais para desempenhar a função?

    Produzimos os descritivos funcionais, apresentamos propostas de revisão do organograma e identificamos ações de intervenção ao nível da estrutura e pessoas que foram partilhados com a direção de RH e Direção Geral,  em decisões estratégicas futuras.

    Resultado e Impacto

    Os dados recolhidos permitiram aferir quais as tarefas e responsabilidades, competências associadas a cada função e como estas têm impacto no funcionamento da empresa.

    O projeto de análise e descrição de funções permitiu oferecer informação de gestão fundamental acerca do funcionamento de cada departamento e da organização e das responsabilidades e atividades afetas a cada função, resultando:

    – numa revisão da estrutura organizacional,

    – no alinhamento das pessoas face à missão da função, 

    – na identificação de competências necessárias ao desempenho

    – num documento de suporte para a gestão de pessoas

    – num processo de avaliação de desempenho mais completo, 

    – na melhoria do processo de comunicação entre líder e liderados,

    – na identificação de necessidades de melhoria ao nível da liderança e da gestão das equipas.

    O descritivo de funções não é só um documento escrito mas serve de base para todo um sistema integrado de gestão de pessoas com impacto na gestão organizacional.

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